Dados do Trabalho
Título
Efeitos da suplementação de vitamina D em pacientes idosos: uma revisão de literatura.
Objetivos
Estudar efeitos da suplementação de vitamina D em idosos.
Métodos
Método: Buscou-se estudos publicados entre 2015 e 2022 que estão presentes na base de dados PubMed. Utilizou-se os descritores: "Cholecalciferol"; "health"; "aged", terminologias de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCs).
Resultados
Em um estudo com total de 517 adultos, observou-se redução da pressão arterial (PA) em 150 pacientes, porém os mesmos possuíam hipovitaminose D. não observou-se baixa incidência de câncer ou de eventos cardiovasculares em uma randomização de 25.871 pacientes acompanhados durante 5,3 anos, porém visualizou-se menor incidência de metástase. Em uma revisão de literatura com um total de 7 artigos, foi visto um certo efeito adicional da vitamina D na força muscular em idosos.
Discussão
Observou-se, com o uso dessa vitamina, certa redução da PA nos adultos, mas não na população idosa, já outro estudo mostrou melhora da mesma em pacientes com hipovitaminose D. Não houve relação direta entre melhora de sintomas depressivos e da densidade mineral óssea, porém houve discreta relação da função musculoesquelética. Houve uma relação modesta entre diminuição de desenvolvimento e mortalidade por câncer.
Conclusões
Alguns estudos mostraram uma discreta melhoria em alguns fatores, outros somente em casos de hipovitaminose, e ,em outros, não evidenciou-se nenhuma relação. Torna-se importante, portanto, a realização de mais estudos para melhor elucidação do assunto.
Palavras Chave
"Cholecalciferol"; "health"; "aged"
Área
Geriatria
Instituições
Unifor - Ceará - Brasil
Autores
João Wilton Lucena Bessa, Rafael Carneiro Magalhães, Letícia Macedo Nicácio Andrade, Livio Pereira Pacheco, Jonatan Lucena Bessa