Dados do Trabalho
Título
REFLEXÕES E VIVÊNCIAS DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM IDOSOS NO AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Objetivo
O objetivo da pesquisa visa estimular a cognição dos idosos com transtorno mental por intermédio da realização do grupo de Terapia Ocupacional em Psicogeriatria.
Método
O método trata do estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado durante a disciplina de Terapia Ocupacional em Psicogeriatria, no período de janeiro a junho de 2017 em Hospital Universitário de referência no estado do Ceará. As avaliações da triagem cognitiva e atividades realizadas nos atendimentos de Terapia Ocupacional foram: expressivas, cognitivas, sensoriais e grupais.
Resultado da experiência ou inovação
Os resultados e discussões permeiam sobre os atendimentos da Terapia Ocupacional e foram realizados no ambulatório de Saúde Mental com a realização do grupo de Psicogeriatria conduzido pela Terapeuta Ocupacional do setor e residente de Terapia Ocupacional. Os pacientes eram encaminhados pelo psiquiatra e residentes de psiquiatria e demais membros da equipe multiprofissional do hospital. As intervenções almejavam organizar os aspectos comportamentais e minimizar os impactos da doença na rotina, visando reestruturar o cotidiano. Ao longo da disciplina foram realizadas vinte e quatro intervenções grupais e observadas mudança de comportamento e o ganho advindo das práticas terapêuticas ocupacionais, resultando no reforço nas atividades de vida diária dos idosos
Discussão e Conclusões
. Considera-se de fundamental importância a continuidade de atuação da Terapia Ocupacional junto a realização do grupo de Psicogeriatria, corroborando que o tratamento em saúde mental está além das medicações e deve ser fortalecido com as práticas que complementam a saúde do idoso.
Palavras Chave
Terapia Ocupacional. Saúde Mental. Idosos.
Área
Gerontologia
Autores
Maria Egisleny da Silva Camelo