Dados do Trabalho
Título
EXTUBAÇÃO PALIATIVA EM IDOSOS
Objetivo
Descrever o perfil dos idosos, evolução e a experiência acerca das extubações paliativas realizadas em idosos sob cuidados paliativos em serviço de referência em traumatologia.
Método
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre vivências de uma comissão de cuidados paliativos de um serviço de urgência e emergência em traumatologia no Ceará (Brasil), na realização de extubações paliativas em idosos; no período de março de 2019 a maio de 2022. A comissão é consultiva e formada por uma equipe multiprofissional.
Resultado da experiência ou inovação
Após a inclusão dos pacientes, é realizada discussão multiprofissional dos casos, conferências familiares e elaboração de um plano terapêutico para cada paciente. Durante os três anos de atuação, 31 idosos (68 a 99 anos) foram submetidos a extubação paliativa, visando seu maior conforto e dignidade, baseado no que é descrito em literatura sobre essa abordagem. Todas as famílias concordaram e tiveram a possibilidade de visitas de despedida. Os principais desfechos observados foram: 90% evoluíram para óbito e 10% receberam alta hospitalar. O tempo de vida variou de 25 minutos até 5 dias, sendo que 72% dos pacientes sobreviveram mais de 24 horas, o que possibilitou transferência para enfermaria.
Discussão e Conclusões
A extubação paliativa, quando bem indicada e em consenso com familiares, proporciona maior proximidade de familiares no processo de fim de vida, dignidade (respeito as diretivas antecipadas de vontade), menor hospitalização e menos iatrogênias. O controle sintomático é possível com baixa dose de opioides e poucos pacientes precisaram de sedação paliativa.
Palavras Chave
Extubação
Cuidados paliativos
Direito a morrer
Área
Geriatria
Instituições
INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA - Ceará - Brasil
Autores
LUCIANA LEITE DE FIGUEIREDO MAGALHÃES, SARAH VIEIRA FIGUEIREDO, ANA KARINE MARTINS FEITOSA, ALICE MARIA OLIVEIRA VIEIRA, FÁTIMA JANE LANE GADELHA DE LIMA, EZEQUIELE CORDEIRO CORREIA