Dados do Trabalho
Título
ATIVIDADE EDUCATIVA COM PACIENTES E ACOMPANHANTES SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Objetivo
Relatar a experiência de residentes multiprofissionais do programa de atenção à saúde da pessoa idosa durante uma intervenção educativa sobre prevenção de quedas de idosos hospitalizados.
Método
Consiste em um estudo descritivo, tipo relato de experiência de um projeto de intervenção que foi realizado em duas unidades de internação de um hospital geriátrico na cidade de Salvador, Bahia, com pacientes e seus acompanhantes.
Resultado da experiência ou inovação
A intervenção foi realizada em quatro etapas, sendo elas, a identificação de fatores de risco para ocasionamento de quedas, o diagnóstico situacional sobre o que os participantes compreendiam sobre a temática, a demonstração de situações para elucidar os riscos, e por fim a explanação de soluções visando intervir diretamente na diminuição desse risco em potencial.
Discussão e Conclusões
Após a implementação das intervenções observou-se que os participantes assimilaram os potenciais riscos para quedas em idosos no ambiente hospitalar. Sendo assim, tal atividade pode levar a redução dos acidentes recorrentes na instituição, prevenindo quedas, auxiliando na manutenção da independência do idoso, precavendo fraturas e outras complicações, e consequentemente melhorando a qualidade de vida dos mesmos.
Evidenciou-se que é importante a realização de intervenções educativas, podendo gerar a diminuição das quedas. No entanto, essas ações necessitam ser realizadas de forma sistemática para melhor efetividade, tendo em vista a alta rotatividade de pacientes e acompanhantes nas unidades de internação hospitalar.
Palavras Chave
Pessoa idosa; Quedas; Hospitalização.
Área
Gerontologia
Instituições
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil
Autores
Ana Lúcia de Jesus Laranjeira, Elielson Sales Fagundes, Elqui Rodrigues de Brito, Emilly Karoline Rabelo dos Santos, Luana Oliveira Muraro, Tayná Freitas Maia