Dados do Trabalho
Título
IMPLANTAÇÃO DE GRUPO DE CUIDADORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Objetivo
Relatar a experiência de residentes multiprofissionais com grupo de cuidadores formais, a fim de proporcionar troca de saberes pertinentes à atuação destes profissionais em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
Método
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da realização de atividades com grupo de cuidadores formais de uma ILPI em um centro geriátrico da cidade de Salvador, Bahia.
Resultado da experiência ou inovação
Foram realizados 10 encontros presenciais, divididos em dois grupos com nove profissionais em cada, tendo como facilitadores residentes das áreas de enfermagem, psicologia e fisioterapia. Os temas abordados foram: trabalho em equipe, técnicas de autocuidado, comunicação assertiva e conflitos interpessoais. Utilizou-se dinâmicas e roda de conversa para desenvolver os conteúdos desejados.
Discussão e Conclusões
Diante dos temas abordados emergiram demandas trazidas pelos cuidadores, sendo possível, então compreender e trabalhar as necessidades desses profissionais.
Evidenciou-se que cuidar de idosos pode ser uma tarefa exaustiva e estressante, sendo possível causar sofrimento biopsicossocial aos cuidadores. Dessa forma, é pertinente que exista a implementação de intervenções voltadas às necessidades desta categoria profissional.
Palavras Chave
Cuidadores, Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos.
Área
Gerontologia
Autores
Emilly Karoline Rabelo dos Santos, César Luiz da Silva Figueiroa, Elqui Rodrigues de Brito, Iris Soeiro de Jesus Limeira, Leidiane Nunes de Andrade, Luana Oliveira Muraro