XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

FORTALECIMENTO DE VÍNCULO FAMILIAR COM IDOSOS HOSPITALIZADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Objetivo

Este artigo tem a intenção de descrever sobre a atuação de psicólogas residentes no acompanhamento de visita familiar a idosos hospitalizados, como meio de fortalecimento de vínculo.

Método

Trata-se de um relato de experiência sobre a prática de psicólogas residentes na mediação de visitas familiares em um Centro Geriátrico filantrópico, na cidade de Salvador, Bahia durante o período de março de 2021 a abril de 2022.

Resultado da experiência ou inovação

As psicólogas residentes atuaram na mediação da visita familiar em diversos momentos de flexibilização e restrição de visitas presenciais no contexto de pandemia ao idoso hospitalizado. Sendo assim, as profissionais, junto a equipe multiprofissional contribuíram no fortalecimento e manutenção dos vínculos familiares através da liberação de visitas estendidas, visita virtual, assim como o acompanhamento de crianças e adolescentes que possuem relação próxima com o paciente.

Discussão e Conclusões

A família mostra-se como principal, e por vezes única, fonte de suporte social do idoso, sendo esta responsável pelos cuidados antes e após a internação. Os familiares exercem papel essencial durante o processo de hospitalização, e a separação entre o idoso e esta rede de apoio pode gerar rompimento de vínculos importantes e influenciar no processo de tratamento e recuperação do paciente internado.
Foi observado que a presença da família durante o processo de hospitalização do paciente idoso auxilia na adesão ao tratamento, além disso, mostra-se como estratégia de enfrentamento funcional tanto para o paciente quanto para a família, a partir da manutenção do vínculo familiar.

Palavras Chave

Idoso; Vínculo Afetivo; Família.

Área

Gerontologia

Autores

Emilly Karoline Rabelo dos Santos, Alana Cortes da Silva Moreira, Doranice Judice Silva Rapoli Brawne, Mateus Vieira Soares