Dados do Trabalho
Título
FATORES DE RISCO DE FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL EM IDOSOS
Objetivos
Realizar uma revisão acerca dos fatores de risco da fratura do fêmur proximal na população idosa
Métodos
Revisão de literatura com a principal ferramenta de busca sendo a plataforma BVS. Foram usados os seguintes filtros: "Fatores de risco”, “Fratura do fêmur” e “idosos” nos últimos cinco anos (2017-2022).
Resultados
Dos 529 artigos encontrados, 135 passaram pelo filtro. Destes, foram selecionados 7 artigos que abordam o tema de forma ampla.
Discussão
A fratura do fêmur proximal é uma lesão que pode ocorrer em qualquer idade, porém, se mostra muito mais prevalente na população idosa. Esse tipo de fratura está relacionado a longos períodos de internação, altas taxas de mortalidade e de readmissão hospitalar, destacando sua relevância.
Conclusões
A fratura de fêmur proximal nos idosos tem como principais fatores de risco a menor densidade óssea e o maior risco de quedas, ambos intrínsecos ao envelhecimento. Também foram associados a essa lesão um baixo índice de massa corpórea, alimentação pobre em vegetais, prática regular de exercícios e osteoporose.
Palavras Chave
"Fatores de risco"; “Fratura do fêmur”; “idosos”
Área
Geriatria
Instituições
Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
Antonio David Muniz de Sousa, Igor Castelo Branco Fontenele Costa, Juan Luka Dias Mota, Igor Falcão Bezerra, Fernando Sampaio Nunes Cavalcante, Ana Beatriz de Alexandria Leal Vasconcelos