Dados do Trabalho
Título
Promoção de Saúde do Idoso: Reflexões de experiência na Universidade Aberta à Terceira Idade
Objetivo
Este trabalho visa descrever as contribuições da Universidade Aberta à Terceira Idade na perspectiva de contribuir para a discussão acerca da Promoção de Saúde do idoso.
Método
Trata-se de um relato de experiência realizado durante as práticas da disciplina Cuidado ao Idoso no segundo semestre de 2019 em um programa de Universidade Aberta à Terceira Idade de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Foram realizadas as atividades de acolhimento, formação de grupo de discussão, dinâmicas e confraternização.
Resultado da experiência ou inovação
Durante a prática a observação do trabalho, ocorreu o compartilhamento de experiências e visões dos idosos frente as propostas do projeto, além de um acolhimento, orientações sobre o autocuidado e doenças crônicas não transmissíveis, consulta de enfermagem e confraternização.
Discussão e Conclusões
Percebeu-se que com o aumento da população idosa, formas de aprimorar a qualidade de vida vêm sendo discutidas através do desenvolvimento de políticas que contribuam para o envelhecimento saudável. Diante do exposto, a universidade aberta a terceira idade possibilitou uma abordagem mais dialógica e significativa para os idosos, na medida em que se manteve articulada com a realidade social e cultural por eles vivenciada. Ao considerar criticamente esta experiência, compreende-se que os grupos educativos constituem efetivamente uma estratégia capaz de reorientar o cuidado em saúde do idoso na perspectiva da promoção da saúde. Conclui-se que há necessidade do idoso como protagonista engajado através da reflexão do seu próprio envelhecimento e da importância do idoso como sujeito de direito e apoiado por ações extensionistas no contexto da universidade aberta a terceira idade.
Palavras Chave
Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Idoso.
Área
Gerontologia
Autores
Anna Clara Melo do Nascimento, Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento