Dados do Trabalho
Título
Efeitos da reflexoterapia podal na dor miofascial e sintomas depressivos de idosos com fibromialgia
Objetivo
Verificar os efeitos da reflexoterapia podal na dor miofascial e nos sintomas depressivos em idosos com fibromialgia.
Métodos
Ensaio clínico de braço único realizado com todos os pacientes com fibromialgia e em tratamento fisioterapêutico numa Clínica Escola de Fisioterapia. Foram excluídos os pacientes que apresentavam contraindicações da técnica ou realizaram aumento da dose das medicações previamente prescritas. Dados coletados nos meses de maio e junho de 2021: clínicos e sociodemográficos, dor avaliada pela Escala Visual Analógica e sintomas depressivos avaliado pelo Inventário de Depressão de Beck. A intervenção da reflexoterapia podal foi realizada por oito sessões, na frequência de duas vezes por semana, com duração de 20 minutos cada sessão.
Resultados
Cinco pacientes atenderam aos critérios de seleção, porém somente duas idosas (62 e 65 anos) participaram de todas as oito intervenções. A redução do quadro álgico foi observada em seis das oito sessões, sendo que, as duas participantes relataram ausência de dor após uma das sessões realizadas. Ambas as idosas apresentaram manutenção da condição de depressão mínima nos três períodos avaliados (primeiro, quarto e oitavo dia de intervenção).
Conclusões
A reflexologia podal apresentou efeitos positivos no controle da dor das idosas com fibromialgia demonstrando que a técnica pode ser utilizada como terapêutica auxiliar no controle deste sintoma. Não foi observada melhora dos sintomas depressivos com a intervenção proposta.
Palavras Chave
Reflexoterapia; Síndromes da Dor Miofascial; Sintomas Depressivos.
Área
Gerontologia
Instituições
UNIME - Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Autores
Adrielle Rizzo dos Santos Vasconcelos Guerra, Yasmin Varjão Gama Bispo, Dayana da Silva Santos, Igor de Matos Pinheiro