Dados do Trabalho
Título
CONDUTA CONSERVADORA E CIRÚRGICA PARA TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE DE QUADRIL EM IDOSOS
Objetivos
Realizar uma revisão acerca da osteoartrite de quadril, sua prevalência na população idosa e suas condutas terapêuticas.
Métodos
Uma revisão de literatura usando a base de dados BVS, com a associação dos descritores “Tratamento”, “Artroplastia” e “Osteoartrose do Quadril”.
Resultados
Foram encontrados 1554 artigos, dos quais entraram para o estudo artigos de abril/2022 até janeiro/2017, totalizando 550 artigos dos quais 10 abordaram o tema de forma completa e abrangente entrando assim no estudo.
Discussão
A pesquisa revela que a osteoartrite é uma doença degenerativa crônica caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular e possui como principais sintomas a rigidez articular, diminuição na amplitude de movimento e a dor inguinal ou trocantérica, podendo referir para a coxa ou joelho. É a doença articular mais prevalente no mundo e a osteoartrite primária é considerada quase universal em idosos acima de 80 anos. A coxartrose possui como fatores de risco a idade avançada, obesidade e o sedentarismo. O tratamento conservador consiste na alteração dos hábitos de vida, uso de analgésicos e AINES em crises álgicas e uso de bengalas. As condutas cirúrgicas são indicadas quando há desejo do paciente ou na falha total ou parcial da conduta conservadora, e estas consistem nas osteotomias, artroplastias totais e artrodeses.
Conclusões
A osteoartrite é de grande prevalência na população idosa. Suas condutas terapêuticas consistem na analgesia não-contínua associada à mudanças nos hábitos de vida e, em caso de desejo do paciente ou tratamento conservador ineficiente, abordagens cirúrgicas de fusão ou substituição articular.
Palavras Chave
“Tratamento”, “Artroplastia” e “Osteoartrose do Quadril”
Área
Geriatria
Instituições
Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
Igor Castelo Branco Fontenele Costa, Alexandre Saboia Augusto Borges Filho, Alexandre Sá Pinto da Nobrega Lucena, Mariana da Silva Magalhães, Pedro Arnaud Galdino, André Bastos Leite