Dados do Trabalho
Título
A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NO IDOSO COM SARCOPENIA: REVISÃO DA LITERATURA
Objetivos
Investigar a importância da abordagem multidisciplinar da sarcopenia em idosos.
Métodos
Trata-se de uma revisão da literatura, feita com artigos do PubMed, utilizando os descritores “idoso”, “abordagem”, “multidisciplinar” e “sarcopenia” e incluindo os materiais publicados entre 2017 e 2022. Foram excluídos os artigos não relacionados aos descritores ou fora do período descrito.
Resultados
A ausência da prática de atividades físicas intensifica a sarcopenia. Ademais, um estudo demonstrou que a ingestão proteica mediana de 1 g/kg de peso corporal/dia e o déficit protéico estavam presentes em mais de 75% dos pacientes, pela falta de intervenção nutricional. Em adição, uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais de saúde, se mostrou essencial para melhorar a saúde muscular em todos os aspectos.
Discussão
É imprescindível uma abordagem integrada nutricional para atender às necessidades proteicas do idoso, aumento da massa muscular e reversão da má nutrição, associada ao acompanhamento preventivo com fisioterapeutas que orientem sobre o risco de quedas, juntamente ao trabalho psicológico acerca do medo de cair, que impossibilita o idoso de realizar suas atividades diárias. Ademais, outras condições, como hipotensão ortostática, desordens vestibulares e visuais, polifarmácia, necessitam de acompanhamento com geriatra objetivando o manejo satisfatório da sarcopenia.
Conclusões
Assim, a união entre as áreas da saúde são benéficas à promoção do bem-estar dos longevos, atuando na redução da perda de força e massa muscular em patologias, como a sarcopenia.
Palavras Chave
Idoso; Abordagem; Multidisciplinar; Sarcopenia
Área
Gerontologia
Autores
Leticia Mosca de Carvalho Pinheiro, Leticia Brasil Gradvohl, Leticia Bandeira Garcia Lima, Ariana Ximenes Parente, Geridice Lorna Andrade de Moraes