Dados do Trabalho
Título
Tratamento farmacológico no idoso com Doença de Parkinson
Objetivos
Realizar uma revisão bibliográfica sobre o tratamento farmacológico da Doença de Parkinson.
Métodos
Buscou-se estudos publicados entre 2018 e 2021, sendo selecionados 5 (cinco) da base de dados PubMed, e um da Revista Faipe. Utilizou-se os descritores: "Drug Therapy"; "Parkinson Disease"; "aged", terminologias de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCs).
Resultados
O principal fármaco é a levodopa, podendo ser associada à zonisamida. Caso a levodopa não seja incluída na terapêutica farmacológica, pode-se utilizar: selegilina, amantadina e anticolinérgicos. Ademais, foram observados estudos mostrando a eficácia de fármacos sucessores da cannabis.
Discussão
A levodopa é o fármaco de primeira escolha para restaurar a neurotransmissão no paciente com Doença de Parkinson, pois ela converte-se em dopamina nos neurônios dopaminérgicos. Evidenciou-se um benefício motor significativo em pacientes tratados com levodopa associada a zonisamida por 12 semanas. Em relação aos agonistas de dopamina, são menos preferíveis que a levodopa devido à maior probabilidade de causarem alucinações e sonolência. Pode-se ainda fazer uso da selegilina, da amantadina ou de anticolinérgicos. Estudos contendo substâncias sucessoras da cannabis estão sendo realizados para avaliar a melhora de sintomas não-motores, já que os resultados comprovaram-se promissores.
Conclusões
Faz-se o uso de levodopa como droga de primeira escolha, destacando-se das demais por permitir um melhor controle dos sintomas, podendo ser associada ou não à zonisamida. A selegilina, a amantadina e os anticolinérgicos são utilizados em casos específicos. Novos estudos devem ser feitos para aumentar o grau de evidência dos novos métodos farmacológicos recém implantados na terapêutica do Parkinson.
Palavras Chave
Doença de Parkinson, fármacos, idoso, terapêutica
Área
Geriatria
Autores
Larissa Maria de Oliveira Barros, João Wilton Lucena Bessa, Letícia Cristina Chaves Bandeira