Dados do Trabalho
Título
ESTADO FUNCIONAL DE IDOSOS NA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Objetivos
Realizar uma revisão integrativa de literatura sobre o estado funcional de idosos na atenção básica a saúde.
Métodos
Estudo do tipo revisão integrativa com coleta de dados nas bases eletrônicas: Literatura Internacional em Ciências da Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online no período de setembro e outubro de 2021, nos idiomas inglês e português, a partir das seguintes palavras-chave em português: atenção básica, idosos e estado funcional, e em inglês: primary care, seniors e functional status.
Resultados
Foram encontrados 181 artigos, sendo que 103 foram na Literatura Internacional em Ciências da Saúde, 66 na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e 12 na Scientific Electronic Library Online. Após a utilização dos critérios de inclusão, foram selecionados 10 artigos publicados entre 2016 e 2021.
Discussão
A atenção básica representa um cenário oportuno e de grande importância para identificação precoce de incapacidades funcionais e para o planejamento de ações de cuidado preventivo e de reabilitação. Os artigos apontaram que há comprometimento no estado funcional na população idosa e que existem muitos instrumentos de avaliação desse estado funcional, mas não há uniformização do uso nos serviços de saúde da atenção básica, e além disso os serviços não apresentam uma rotina de acompanhamento das disfunções relacionadas a pessoa idosa.
Conclusões
Há comprometimento da capacidade funcional dos idosos atendidos na atenção básica e a atenção básica necessita de atenção quanto a padronização dos serviços em relação a avaliação e reabilitação.
Palavras Chave
Atenção Básica. Idosos. Estado funcional.
Área
Gerontologia
Instituições
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ - Ceará - Brasil
Autores
Kaeliny Holanda Falcão Onofre, Luana Almeida de Sá Cavaleiro