Dados do Trabalho
Título
Caracterização de pacientes idosos oncológicos com uso de instrumento de avaliação oncogeriátrica em hospital terciário de Fortaleza em 2021
Objetivo
A presente pesquisa teve como objetivos identificar o perfil de pacientes oncogeriátricos internados no Hospital Geral César Cals em Fortaleza; além de avaliá-los com a Escala de Performance Paliativa (PPS) bem como seu desfecho (alta, transferência ou óbito).
Métodos
Estudo observacional analítico tendo como base de dados planilha com informações coletadas pela equipe de geriatria do Hospital Geral César Cals, de pacientes oncológicos acima de 60 anos internados em 2021. Tais pacientes foram acompanhados pela geriatria e contactada via interconsulta. Houve então, avaliação dos pacientes com uso da escala de PPS.
Resultados
Um total de 71 pacientes foi analisado. A média de idade foi de 72,9 anos com desvio padrão de 7,9 anos e 53,5% eram do sexo feminino. Sobre a prevalência dos tipos de neoplasias, a mais comum foi hematológica com 22,5%, seguido de pulmão com 14% e via biliar com 11,2%. Escala de performance paliativa foi aplicada em 90% dos pacientes e apenas 32,3% destes apresentavam PPS acima de 50%, com média de 37,1 e desvio padrão de 19,2. 49,3% dos idosos foram a óbito durante a internação e um idoso foi transferido para outro hospital.
Conclusões
As doenças neoplásicas são prevalentes no idoso, sobretudo do sexo feminino. O baixo desempenho dos pacientes na escala avaliada demonstra o quão tardiamente a equipe de geriatria/cuidados paliativos é acionada e o quanto ainda há a necessidade de difundir esse tema. Apesar da baixa média no PPS, cerca de metade dos pacientes teve alta hospitalar.
Palavras Chave
Oncogeriatria; Geriatria; Oncologia;
Área
Geriatria
Instituições
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - Ceará - Brasil
Autores
Lirenna de Paiva Narciso, Andrezza Marques Fernandes, Carolina Moreira Feijó, Wallena Cavalcante Brito, Ianna Lacerda Sampaio Braga, Rafael de Sousa Bezerra Pinheiro