XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE SAÚDE DE IDOSOS ATENDIDOS EM SERVIÇO DE GERIATRIA DO NORTE DE MINAS GERAIS

Objetivo

Avaliar o perfil de saúde de idosos atendidos em um serviço terciário de referência em geriatria e gerontologia no norte de Minas Gerais.

Métodos

Revisão de banco de dados obtidos de 204 pacientes atendidos no ano de 2018 em serviço terciário de geriatria no norte de Minas Gerais, em estudo previamente aprovado pelo Comitê de Ética local, parecer nº 2.820.087.

Resultados

Foram identificados 204 idosos atendidos no serviço em 2018, sendo observado um predomínio de indivíduos do sexo feminino (78,9%), com 64,2% tendo idade superior a 75 anos. Dentre as comorbidades, verificou-se que 25% dos pacientes tinham diagnóstico de diabetes mellitus, 51,5% apresentavam osteoporose densitométrica e 81,9% possuíam hipertensão arterial sistêmica. Reitera-se que mais de 1/3 da população estudada (35,3%) apresentavam polifarmácia com possibilidade de fragilização.

Conclusões

A avaliação geriátrica ampla é rotineiramente realizada em um serviço especializado no sudeste de Minas Gerais tem objetivo cuidado integral de idosos vulneráveis. Nesse contexto elabora-se sistematicamente um planejamento de cuidados centrado na pessoa tendo em vista à funcionalidade global do idoso, bem como a identificação de comorbidades.Assim, verificamos que é possível instituir medidas preventivas e/ou de promoção à saúde, rastreamento com propostas de terapêutica e reabilitação individualizadas, de forma a previnir e tratar complicações, para recuperar e/ou manter funcionalidade.

Palavras Chave

Idosos; Geriatria; Frágil; Saúde.

Área

Geriatria

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES - Minas Gerais - Brasil

Autores

LORENA VIANA SOARES CALDEIRA DE MELO, LORENA PEREIRA MOURA, MARIA IZABEL DOS SANTOS, VINICIUS MODOLO CONTI, LUCIANA COLARES MAIA, THOMAZ DE FIGUEIREDO BRAGA COLARES