XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Perspectivas de exercícios fisioterapêuticos para resgate da funcionalidade de idosos em cenário de pandemia por covid-19.

Objetivo

Observar quais os tipos de exercícios motores seriam mais eficazes para melhora das condições funcionais de idosos com mobilidade reduzida por conta do isolamento social provocado na pandemia por covid-19.

Métodos

Foi aplicado um questionário para análise das condições funcionais, bem como testes funcionais para investigação das dimensões do movimento humano. O cenário escolhido foi uma clínica particular da cidade de Fortaleza/CE. A amostra aleatória e espontânea ao serviço de fisioterapia motora de 60 idosos foram avaliados nos meses de janeiro e fevereiro de 2022.

Resultados

Diante da investigação, o perfil populacional foi de mulheres (78%), que não tiveram covid-19 (88%), vacinadas (100%), com co-morbidades (95%) e que não estavam fazendo exercícios no período de isolamento (83%). Houve queixa de quadro álgico (89%). Os testes funcionais constataram fraqueza muscular (essencialmente em membros inferiores) em 91% dos investigados, alteração do equilíbrio dinâmico em 85% dos idosos, cansaço aos pequenos e médios esforços em 84%. Em relação a ocorrência de quedas em domicílio, 75% sofreram esse abalo. Constatou-se a queixa recorrente de alteração da memória por esquecimentos frequentes.

Conclusões

Diante da análise dos resultados, concluímos que as estratégias terapêuticas a serem adotadas devem associar o resgate da força muscular por meio de exercícios resistidos, treino do equilíbrio, da marcha e condicionamento aeróbico. Os recursos da gerontomotricidade funcional podem facilitar o resgate funcional dessas pessoas, uma vez que a metodologia promove a integração desses elementos motores com estímulos cognitivos e a socialização de pessoas idosas. Amplia-se, portanto, o olhar investigativo para essa questão.

Palavras Chave

Fisioterapia, Saúde do idoso, Pandemia

Área

Gerontologia

Autores

Geruza Baima de Oliveira Rodrigues