XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da atenção e função executiva de idosos praticantes de exercício físico.

Objetivo

Avaliar atenção e função executiva de idosos praticantes de exercício físico.

Métodos

Participaram desse estudo 30 idosos (70,1 ± 3,9 anos), 8 homens e 22 mulheres. Foram avaliados com anamnese inicial, questionário modificado de Baeck que avalia o nível de atividade física e teste de trilhas parte A e B que avaliam atenção e função executiva, respectivamente. Realizamos análise descritiva caracterizando os idosos e teste de correlação entre as variáveis: Baeck, trail A e B. Considerando como significativo um p≤0,05.

Resultados

Nossos resultados revelaram que os idosos apresentaram um nível de atividade física considerado ativo pelo Baeck (5,1±2,7), a atenção (46,2±12,6s) e função executiva (101,9±31,9s) desses idosos estavam preservadas. Encontramos correlação apenas entre as variáveis atenção e função executiva com um p≤0,001. Onde o nível de atenção era diretamente relacionado ao nível da função executiva.

Conclusões

Discussão: O envelhecimento é um processo dinâmico, comum, progressivo e irreversível do ser humano. Esse processo apresenta modificações que envolvem aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos. Em geral, os idosos são mais lentos para responder algumas tarefas cognitivas, e são mais suscetíveis ao rompimento da informação que adultos mais jovens. Entretanto, os resultados do nosso estudo consideraram os idosos com bom desempenho nos testes cognitivos. Além disso, identificamos uma correlação entre a atenção e a função executiva, quanto maior a atenção do idoso melhor foi o desempenho da função executiva. Conclusão: Idosos fisicamente ativos, apresentaram um bom desempenho na avaliação da atenção e função executiva, além de correlação positiva entre as duas habilidades cognitivas.

Palavras Chave

Idosos, cognição, controle de atenção, função executiva.

Área

Gerontologia

Instituições

Universidade Estadual do Tocantins - Tocantins - Brasil

Autores

Matheus Siqueira Dantas, Isabela Beatriz Paz Sousa, Luciana Oliveira dos Santos